Saltar para o conteúdo

Savage Sam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Savage Sam
Na Trilha dos Apaches[1] (BRA)
 Estados Unidos
1963 •  cor •  103 min 
Género filme de aventura
filme de faroeste
Direção Norman Tokar
Roteiro Fred Gipson
William Tunberg
Elenco Brian Keith
Tommy Kirk
Kevin Corcoran
Música Oliver Wallace
Distribuição Buena Vista Distribution
Idioma língua inglesa
Cronologia
Old Yeller (1957)

Savage Sam (br Na Trilha dos Apaches) é um filme estadunidense de faroeste de 1963, dirigido por Norman Tokar para a Walt Disney Productions. Oficialmente, é a sequência de Old Yeller (1957) e o roteiro foi inspirado no romance infantil homônimo de Fred Gipson, de 1962.

Savage Sam é o nome do cão que estrela o filme e é para ser o filho do animal "Old Yeller", protagonista do filme anterior. Mas não se parecem e nem são da mesma raça[2] O produtor Bill Anderson realzou vários testes com cães de caça texano mas não os achou com personalidade.[3] Ele preferia cães como Spike, o mestiço de labrador do primeiro filme, mas Walt Disney insistia em que fosse a definida por Gipson.[3] Sem conseguir uma solução, Walt alertou Anderson que não seria bom para o filme.[3] Anderson deixou a escolha final para Walt Disney.[4] O filme acabou não tendo a mesma bilheteria que o primeiro.[5]

Num rancho do Texas no século XIX, os irmãos Travis e Arliss Coates cuidam da casa e da criação enquanto seus pais estão fora, visitando um parente doente. Arliss é pequeno e peralta e está sempre se rebelando contra o irmão mais velho e correndo pelos campos montado em seu burrico Jumper e atrás de seu fiel cão de caça Savage Sam. O tio deles, Beck (irmão mais novo de Jim Coates, o pai dos meninos), de vez em quando os visita e aconselha Travis a como se comportar com Arliss. Um dia, o vizinho falastrão Bud Searcy (que aparecera no filme anterior interpretado pelo mesmo ator) chega avisando que cavalos foram roubados por índios. Travis se preocupa e resolve ir atrás de Arliss e o cão, que desapareceram atrás de um lince. A filha de Bud, a também adolescente Lisbeth, o acompanha. Eles encontram Arliss mas logo a seguir são vistos pelos índios que os capturam e um deles, aparentemente, mata o cão Sam com um golpe no crânio. O tio Bek consegue avistá-los durante a fuga e tenta detê-los mas seu cavalo sofre uma queda e os índios escapam. Mais tarde os índios são perseguidos pela Cavalaria e Travis é deixado para trás. Ele acaba reencontrando o cão Sam, ainda vivo e farejando a pista de Arliss, e, pouco depois, também o tio Beck e mais cinco rancheiros, um deles dono dos cavalos roubados. Todos confiam que o cão está na pista certa e seguem o animal atrás dos índios, que ainda estão com Arliss e Lisbeth.

Referências

  1. Na Trilha dos Apaches no AdoroCinema
  2. (em inglês) John G. West, The Disney Live-Action Productions, p. 172.
  3. a b c (em inglês) John G. West, The Disney Live-Action Productions, p. 162.
  4. (em inglês) John G. West, The Disney Live-Action Productions, p. 173.
  5. Savage Sam. no IMDb.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.